As 12 Melhores Personagens Femininas da Literatura

Terça-feira foi o dia da mulher. Mas, na verdade, dia da mulher é todo dia, mas só no dia 8 de março ganhamos felicitações.

Bem, a mulher vem evoluindo durante muito tempo, conseguindo direitos, deixando aqueles clichês de lado. Mulher não é mais frágil ou dependente. Mulher é forte, corre atrás de seus objetivos e não precisa de homem algum para ser completa. Nós estamos encontrando nosso espaço, buscando igualdade e cada dia mais mostramos que nossa voz tem poder.

Para comemorar o mês das mulheres, separei uma lista das personagens que mais me inspiram. Aquelas personagens que mostram a força feminina! #FightLikeAGirl
Então, vamos às melhores mulheres da literatura, em minha humilde opinião.

1-   Hermione Granger – “Harry Potter”


A primeira da lista é nossa querida Mione, a bruxa mais inteligente da sua idade. Hermione é a melhor amiga de Harry Potter e sem os conhecimentos dela, provavelmente o protagonista estaria morto ainda no primeiro livro. Além de inteligente, Hermione é sensata, determinada e esperta. Ela não espera que outros ajam, ela vai lá e faz. Está sempre preparada, sempre disposta a ajudar e como diria Rony “não duraríamos nem dois dias sem ela”. Está sempre um passo a frente de seus amigos. Acho que ela deveria ser inspiração para todas as garotas do mundo, assim como é para mim.

2-   Elizabeth Bennet – “Orgulho e Preconceito”



Uma das minhas personagens preferidas, como muitos devem saber, já que amo Orgulho e Preconceito. O que mais me impressiona é ela viver numa época onde a mulher tinha muito menos direitos e contestar isso. E mais, a autora também é de uma época onde o machismo ainda era muito forte e Jane Austen consegue trazer a força da mulher em suas personagens. Lizzie é inteligente e bem convicta em suas opiniões. Prefere ler a ter que procurar loucamente por um marido, como sua mãe tanto sonhava. [Spoiler] Ela até mesmo recusa dois pedidos de casamento, coisa que outras mulheres de sua época nunca sonhariam em fazer. [/Spoiler] Acredito que por ser de uma outra época, essa personagem me agrade tanto, pois ela é ainda mais ousada por romper padrões tão definidos daquele tempo.

Confira a resenha aqui.

3-   Katniss Everdeen – “Jogos Vorazes”



O tordo não poderia faltar nessa lista, é claro. É voluntária em um jogo onde só um deveria sobreviver e faz isso para salvar sua irmã. Na trilogia, ela não espera nada de ninguém, ela é rebelde, com um gênio forte e faz o que tem que fazer. É observadora, astuta e forte. Não precisa de nenhum homem para protegê-la, mesmo tendo Peeta olhando por ela. Confesso que, de início, não gostava muito dela, achava-a arrogante... E ainda tenho uma relação meio instável sobre o que sinto por ela, mas não posso negar sua força e a personalidade única. Uma mulher que faz de tudo para proteger quem ama e se arrisca de todas as formas para dar fim a um sistema ditatorial.

4-   Annabeth Chase – “Percy Jackson”



Logo no início, percebemos o quanto Annabeth é uma mulher forte. É ela a melhor guerreira do acampamento. Ela é orgulhosa e competitiva, mas não deixa de ter um bom coração, além de ser muito corajosa e inteligente, afinal, é filha de Atena. Luta pelo que quer e vai até o fim.

5-   Seis – “Os Legados de Lorien”


Em legados de Lorien, é uma mulher que vem salvar o mocinho. Seis é mais bem treinada e tem mais conhecimentos, logo, sabe o quê fazer e quando fazer. Ela é do tipo durona e com atitude. Uma das mais importantes Lorienas entre aqueles que sobreviveram... Aliás, as mulheres são bastante poderosas nessa série. Marina e Ella são ótimos exemplos disso.

Confira a resenha aqui.

6-   Lauren Muse – “Confie em mim”



Sem dúvidas, uma das personagens femininas que mais me entusiasmou! Muse é chefe de investigações e é EXCELENTE no que faz. Fora que ela dá uma lição num idiota machista e incompetente com quem trabalha. Foi um momento muito feliz para uma leitora feminista!
7-   Aquário – “Os Doze Guardiões da Luz”



Ela é tipo uma versão um pouco diferente da Xena (haha). Ela é uma guerreira, uma das melhores! Orgulhosa, mandona, mas é amiga e inteligente. O mais interessante é que ela é do tipo que não deixa você achar que ela é frágil só por ser mulher.
8-   Rey – “Star Wars”



Bom, essa ta fresquinha na mente do pessoal, né? Ela surpreendeu por sua força (em todos os sentidos), pela independência e capacidade. Ela luta, se vira, não espera resgate. Gente, eu adoro isso! Mulher que não senta e espera ser resgatada pelo príncipe.

9-   America – “Belo Desastre”



Melhor amiga da personagem principal. Ela é meio louca, divertida e super fiel. Eu me identifico muito com ela e, recentemente, minha melhor amiga falou que eu realmente pareço muito com a America. Gosto dela por ela ser sincera e protetora. Não tem medo de falar as coisas e agir quando necessário. Uma mulher de atitude!

10-   Lúcia – “Nárnia”



Ótima personagem para as meninas, uma inspiração. Lúcia é curiosa e gentil e como o próprio Aslan a definiu: destemida. Mesmo pequena, a menina já é bastante esperta e corajosa. O que mais gosto na Lúcia é a fé dela e o quanto ela é fiel à Nárnia. Gosto demais dessa personagem!

11-   Sam – “As Vantagens de ser Invisível”



Sam é divertida e decidida, mas tem baixa auto-estima. Ela é uma personagem bastante condizente com a realidade, existem muitas Sam’s por aí. Eu escrevi isso na resenha e penso nisso até hoje... [Spoiler] Quantas garotas têm a auto estima destruída por abusadores e/ou pedófilos? Sam teve seu primeiro beijo com um amigo de seu pai. Ela nem ao menos contou para alguém, pois não acreditariam. Calaram-na. Imagina o quão horrível deve ser para uma criança (sim, ela ainda era criança) ser abusada e nem ao menos poder falar sobre isso? Denunciar... Um trauma que Sam levou para vida toda, aturando homens que não a tratavam bem. [/Spoiler]
Enfim, acho Sam incrível por ela ter passado por tudo que passou e ainda continuar sorrindo e fazendo bem as pessoas, ainda conseguiu realizar o sonho de ir para a faculdade, mas o que me deixa triste é que ela mesma não se faz bem. Se você se identifica com a Sam, saiba que você é incrível e que merece ser feliz, não aceite pouca coisa. “Nós aceitamos o amor que achamos merecer” – então, ache que merece um amor maravilhoso, do tamanho do universo. Você merece o melhor! E sabe quem pode te amar da melhor forma possível? Você mesma. ;)
12-   Bradamante – “Dragões de Éter”



Nossa, eu amo essa mulher! Ela é a última da lista, mas com certeza não é menos importante, pelo contrário, é uma das minhas favoritas. Bradamante é uma guerreira, digo, literalmente, ela é capitã, uma líder nata. Venceu inúmeras batalhas, fez a diferença em uma guerra, usando sua inteligência, astúcia, determinação e ousadia. Bradamante é capaz de vencer gigantes, de salvar o mundo e sem perder a sedução. Ser mulher é sua força. Ela me inspira demais! Lugar de mulher é onde ela quiser, o de Bradamante é liderando batalhas e mandando pastar os homens ou qualquer um que não goste de seu sucesso.

Não coloquei na lista, mas vale a lembrança: Mulan, Elsa e Valente. Contos de fadas também mostram mulheres fortes. E me lembram de uma frase que vi esses dias “Nem toda garota sonha em ser uma princesa”. Gostaria de fazer uma ressalva também as mulheres transsexuais, pois elas estão conosco nessa luta e ainda luta em dobro contra o preconceito. Como a Lili, de A garota Dinamarquesa, linda. O filme está em cartaz para quem quiser assistir!

Não coloquei todas as mulheres da ficção na lista, até porque seria impossível e eu provavelmente esqueci-me de várias. Então diz aí, qual/quais mulher/mulheres da literatura você mais gosta? O que você gosta que uma personagem feminina tenha? Deixa aí seu comentário!

P.S: Ainda em tempo, deixo o convite para o evento que vai rolar sábado, organizado pelo blog Queria estar Lendo. Um evento online para homenagear as mulheres da literatura. Não percam! Link: http://on.fb.me/1R8lVMu



ÚLTIMOS VÍDEOS