Primeiras Impressões: Instituição para Jovens Prodígios - A Seleção, de L.L. Alves

Sinopse: Do subúrbio carioca para uma instituição de jovens superdotados na Inglaterra, Lara Müller, uma adolescente com todas as frustrações e inseguranças típicas da idade, aprenderá que, para realizar seu sonho, são necessários sacrifícios. Deixando tudo de mais precioso para trás, nossa protagonista irá encarar uma nova realidade, muitas vezes assustadora...
Quando Lara se deixa levar pela curiosidade e é atraída pelos novos ares de Sheffield, coisas ligeiramente estranhas começam a acontecer... Por que sente como se os alunos a conhecessem? Por que faz inimigos em tão pouco tempo? E, principalmente, quais os reais interesses dos mantenedores da poderosa Instituição para Jovens Prodígios? Com uma nova melhor amiga ao seu lado e um amor inesperado, Lara começa a acreditar que está ficando maluca...
É normal um pombo se comunicar com uma garota?

Neste primeiro volume de Instituição para Jovens Prodígios, conhecemos Lara, uma jovem menina brasileira que vê na IJP sua oportunidade única de ter um futuro de boa qualidade. Foram disponibilizados o prólogo e os primeiros quatro primeiros capítulos de IJP – A Seleção e apenas isso foi suficiente para me fazer entrar na história e esquecer o mundo. Por um momento, eu achei que eu também estava na história de tão inserida que eu estava.


Tratando-se de Primeiras Impressões, não poderia ser melhor. Nem forçando eu conseguiria encontrar pontos negativos. Ou melhor, o ponto negativo é que só temos uma degustação e agora eu estou com vontade de mais e mais. Garanto que essa próxima semana vocês também compartilharão dessa minha vontade, pois serão dias especiais, com postagens da Semana Prodígio. Não tirem o olho do blog!

Como sempre, a autora destruindo no quesito descrever sentimentos. Ela passa com maestria tudo o que os personagens estão sentindo e esconde tudo aquilo que não é momento de ser revelado.

"Ótimo, pensou, estou indo estudar em Hogwarts. Lara ficara animada com a ideia. Ler era uma de suas paixões. J.K. Rowling, J.R.R. Tolkien, C. S. Lewis,Douglas Adams, Neil Gaiman e quase todos os autores de livros nerds que existiam estavam na sua lista de favoritos."

A trama se passa no Rio de Janeiro (neste primeiro momento), onde Lara mora com sua família. A garota possui dois irmãos e pais que se esforçam muito para manter as finanças da casa no azul. Também somos apresentados ao colégio que Lara estuda. Lá, conhecemos alguns personagens aparentemente passageiros e o melhor amigo da protagonista: Lucas. Eu gostei muito dele e já shippo #Luara (não sei se é o nome do shipp, mas agora é haha). Só não sei se estou fazendo uma besteira me apegando aos personagens tão cedo, estou com certo medinho.

"Todo mundo precisa seguir em frente, certo? Não adianta ficar parada no mesmo lugar e não fazer nada, não arriscar. A felicidade não vai bater à nossa porta, nós é que precisamos procurá-la. Se não deu certo, se nada aconteceu como planejamos, temos que escolher outro caminho e continuar tentando... Não é isso que chamam de evoluir e seguir em frente?"

É uma leitura muito gostosa, daquelas que você devora e diz “só mais um capítulo” e quando vê, terminou o livro - no caso, a degustação. Instituição para Jovens Prodígios – A Seleção está ganhando sua segunda edição e já se encontra em pré-venda no Site da Editora Essência Literária. Primeiros 100 compradores receberão exemplares autografados e com brindes.



ÚLTIMOS VÍDEOS