Retrospectiva 2017: Melhores do Ano


Esse ano foi um ano de renovações. Teve repaginação do visual aqui do blog e inauguração de colunas. Reativamos o canal do DNA Literário, assim como o Instagram que vem crescendo rapidamente. Passei por uma ressaca literária pesada, mas consegui ler uma quantidade de livros razoáveis. Atualizei algumas séries, me surpreendi com alguns filmes e estou adentrando o mundo gamer, quem sabe 2018 traga novidades por aqui… Por isso resolvi escolher os melhores de 2017 em várias categorias. É como se fosse uma tag, quem quiser fazer também, só me marcar ou mandar o link!

Antes de ir para as premiações, gostaria de lhes agradecer por tudo esse ano e desejar que 2018 seja ainda melhor, que nós tenhamos muita felicidade, saúde e esperança, porque sem ela não dá. E, é claro, muitos livros para todos nós!

Vamos às categorias e aos escolhidos, então…

Melhor Livro Nacional

Mentes Perigosas – O psicopata mora ao lado. Eu adoro estudar sobre serial killers e esse livro é maravilhoso, aprendi muitas coisas e me fez refletir também sobre o porquê de nós preferirmos os vilões aos mocinhos.


Melhor Livro Internacional

Eu me superei esse ano com os nacionais e li apenas três livros internacionais. O melhor deles foi O Inocente, do Harlan Coben. Que surpresa ser meu autor favorito, não? Eu sou suspeita para falar mesmo, mas os outros dois foram apenas bons se comparados ao suspense de Coben.


Melhor Conto

Eu não costumava ler muitos contos, mas esse ano até que li bastante. Li Ninguém, Bonecos de Pano (spin off de Dragões de Éter), Sete anos, A Velha do Tempo e a coletânea Metamorfoses. Muito difícil escolher, mas acho que vou ficar com um dos contos da coletânea: Torna-se Mulher, da Kátia Regina Souza.


Melhor Autor(a)

Por ter me surpreendido – e me traumatizado – eu vou escolher a A.C. Nunes. Autora que virou parceira do blog este ano e que adora escrever sobre vingança (haha). Fiz as primeiras impressões de Amor à Segunda Vista, a resenha de 60 Horas (o que me traumatizou) e estou lendo e betando Leon Hoffman – Indomável Vingança que está disponível no Wattpad.

Melhor Lançamento de 2017

Dos que li, o melhor lançamento foi A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil, da Kátia Regina Souza. Um livro maravilhoso que me abriu os olhos para muitas coisas do mundo literário, com entrevistas incríveis e extremamente bem escrito.


Melhor Personagem de Livro

Loren Muse. Eu já havia me apaixonada por ela em Confie em Mim e ela aparece novamente em O Inocente. Ela é muito maravilhosa, não tem como não amar! Ela é uma investigadora badass e no livro que li este ano, conhecemos um pouco mais de seu lado pessoal também.

Resenha Favorita do Blog

Tenho duas, na verdade. Uma feita por mim e outra pela Rita. A Resenha de minha autoria que mais gostei foi a de O Inocente – Harlan Coben, porque foi o livro que me curou da minha ressaca. E a outra resenha que adorei foi a que a Rita fez no canal, do livro O Sorriso da Hiena, do Gustavo Ávila. Ela consegue ser fofa até falando de um livro como esse, como pode? Haha

Melhor Filme

Esse ano eu assisti a um filme maravilhoso, que se tornou meu favorito da vida. Questão de Tempo é um filme com ótimas reflexões e uma produção incrível. Protagonizado por Domhnall Gleeson e Rachel McAdams, o filme mudou minha forma de ver a vida.


Melhor Estreia

Como escolher entre A Bela e a Fera, Mulher Maravilha e Star Wars Episódio VII – The Last Jedi? Escolha muito difícil para alguém com a lua em gêmeos. Acho que pelo conjunto da obra e pelo impacto e discussões que trouxe, eu vou ficar com Mulher Maravilha. Mas em questão de qualidade do filme, os três estão empatados.


Melhor Adaptação

Por eu não ter assistido Extraordinário ainda, pois é quase certeza que ganharia nesta categoria, eu vou escolher um filme que estreou ano passado, mas só vi este ano: Lion – Uma jornada para casa. Um filme emocionante e indicado em seis categorias do Oscar (perdendo injustamente na categoria Fotografia) foi um dos mais lindos que já vi e foi baseado em fatos reais!


Melhor Animação

Eu daria o prêmio para Megamente sempre, porque é minha animação favorita de todos os tempos e já devo ter assistindo mais de mil vezes! Mas eu vou escolher um filme que assisti recentemente, só que estreou final do ano passado: Kubo e as Cordas Mágicas. Comecei a assistir sem pretensão nenhuma e adorei! É fofo, diferente e singelo. Tem uma boa trilha sonora, um enredo super envolvente e os traços lindos. Tanto que concorreu em duas categorias do Oscar!


Melhor Personagem de Filme

Os Porgs! HAHAHA Brincadeira! Eu vou escolher Sok-woo, do filme coreano Invasão Zumbi (ou Train to Busan) pela evolução dele no filme e pela bela atuação do Gong Yoo no papel. Melhor filme de zumbi que assisti esse ano!


Melhor Série

Como que escolhe? Eu assisto mil séries, não vou saber decidir isso. Que dúvida cruel! Tenho uma lista com Dark, The Good Doctor, Atypical, 13 Reasons Why, Dear White People, MindhunterE amo todas! É difícil, mas tenho que escolher uma né? Só que não dá, vou escolher duas, pelo menos.


Dark e Mindhunter, porque eu fiquei muito surtada quando terminei de assisti-las. Foram duas produções fantásticas, com enredo, cenários, figurinos e diálogos extremamente bem feitos. Eu não vou nem mais pensar muito, porque senão vou querer colocar mais série aqui, então vamos seguir o baile.


Melhor Piloto

Apesar de ficar um pouco na dúvida de novo, acho que irei escolher o piloto de This is Us, porque me fisgou desde o início e me fez chorar horrores. Ainda não terminei de assistir a série, mas o nível tem se mantido no do primeiro episódio, então quando eu terminar, trago minha opinião para vocês, provavelmente no canal, então se inscreve lá.


Melhor Personagem de Série

Sam, de Atypical. Não adianta, se o personagem se chama Sam, eu já vou gostar (risos). Por não entender ironias e ser super sincero, Sam protagoniza cenas super engraçadas. A série trata da busca de Sam, um garoto de 18 anos que tem autismo, por independência. É uma produção linda, divertida e reflexiva e o Sam é o melhor!


Tenho que fazer uma menção honrosa aqui ao Max e ao Steve de Fuller House, porque eles são muito fofos e engraçados e eu sou completamente apaixonada por eles. Muita fofura para pouca série!


***

E esses foram os melhores do ano para mim. Faça a sua lista também e me avisa! Espero que vocês tenham gostado e continue conosco no próximo ano!

E aproveite as promoções de final de ano da Amazon:


Feliz 2018!

Comentários



ÚLTIMOS VÍDEOS