[Resenha] Através da Neblina, do Luiz Henrique Batista

Nome: Através da Neblina (Os Doze Guardiões da Luz #2) | Autor: Luiz Henrique Batista | Gênero: Fantasia | Editora: Coerência | Ano: 2016 | Páginas: 721
Sinopse: O retorno de Leão ao trono do oeste abalou a calmaria que por anos tomou conta do Triângulo do Sul. Mais do que isso, colocou os países vizinhos em alerta, à espera do momento em que eles ouvirão o leão dourado rugir.
Um ano e meio após a batalha por Rastaban, os Guardiões remanescentes recebem a notícia de que o inimigo está se movendo nas terras além da fronteira, ameaçando romper a barreira que protege os Três Reinos. Assim, Aquário e Libra atendem ao chamado das armas e partem rumo ao leste, liderando a resposta da Luz ao avanço da Escuridão. Mal sabem elas que estão sendo atraídas para uma armadilha: um inimigo aparentemente invencível está em seu encalço, determinado a destruí-las.
Acompanhe o retorno dos Guardiões em sua jornada através da neblina, desbravando novos reinos e enfrentando novos inimigos. Antigas rivalidades virão à tona e segredos serão revelados, mostrando que, mesmo entre os próprios Guardiões, nem todos são o que parecem ser. E no final, poderá a Luz triunfar sobre a Escuridão?
Trecho Preferido: "Das feras que não dormiam, a crueldade humana era a mais voraz de todas."

Através da Neblina foi um dos maiores livros que li (achei que tinha sido o maior, mas creio que foi Nárnia), por isso, acabei demorando a ler. Mas a culpa é da correria da vida, pois o livro é magnífico! Quer dizer, a culpa é um pouco do livro também, pois eu não ia levar um calhamaço desses na mochila, né? (risos)

Através da Neblina é a continuação de Os Doze Guardiões da Luz, então esta resenha pode conter spoilers do primeiro livro.

Eu já tinha gostado do primeiro volume, mas a série deu um salto de boa para estupenda com essa continuação. Um mundo rico com milhares de coisas para explorar, muito além do Triângulo do Sul, terras que sediaram os acontecimentos do primeiro livro. Após a grande batalha contra Capricórnio e a Escuridão, Leão retornou ao trono do oeste. Um ano e meio depois, os guardiões que restaram recebem a notícia de que a proteção dos Três Reinos está sendo ameaçada pelos inimigos além da fronteira. Com isso, eles se dividem para obter mais informações e conter o avanço da Escuridão. O que eles não sabiam, porém, era que o inimigo era muito mais forte do que pensavam.

"— Não imagino o quanto você sente falta dela — disse Aquário. — Aqueles a quem amamos se vão, mas nós permanecemos aqui. Ás vezes me pergunto se somos abençoados ou amaldiçoados por viver para sempre."

Com a guerra tomando proporções muito maiores, um inimigo muito mais perigoso e poderoso e as desconfianças entre os próprios Guardiões, Através da Neblina vai expandir todo o universo criado por Luiz Henrique Batista. Novos reinos, novos povos e personagens, culturas diferentes e um reencontro mais íntimo com os nossos protagonistas. Luiz trouxe intrigas e segredos envolvendo os próprios Guardiões, que me agradaram demais numa forma geral durante a leitura. E em nenhum momento vemos previsibilidade, realmente não dá para saber o que acontecerá, apenas esteja certo de que esse livro mexerá com seus sentimentos.

"— Você foi corajosa. (...) E como todos os bravos, morreu antes da hora."

Os personagens que conhecíamos evoluíram muito. Pudemos conhecer mais da história e da personalidade de cada um, o que só enriqueceu ainda mais a leitura. Nunca pensei que fosse shippar Aquário e Escorpião ou que Capricórnio seria um dos meus favoritos, mas aqui estou eu mordendo minha língua e me surpreendendo. Somos apresentados a novos personagens maravilhosos, a culturas interessantíssimas e também à personagem mais odiosa desde Dolores Umbridge: Pandora. Que mulher nojenta, covarde e hipócrita, Deus que me livre!


A escrita é maravilhosa, bem detalhada, sem ser cansativa ou exagerada, chega até ser meio poética. São vários pontos de vista, então se você não ficar atento, pode se perder um pouco, mas a narrativa é tão gostosa e fluida que mesmo eu, que tive que parar um tempo por conta da faculdade e só voltar a ler alguns meses depois, não fiquei perdida (e olha que perdida é meu nome do meio).

Ainda assim, quero um dia reler tanto o primeiro quanto o segundo, pois são muitas informações e quando lançar o terceiro, eu, com certeza, não vou me lembrar de tudo. Aliás, nem nessa leitura eu acho que consegui absorver tudo, então reler esse livro já é um fato consumado na minha agenda. São muitas coisas acontecendo e como eu já disse, o livro mexe contigo e te causa muitas sensações. Eu chorei em alguns momentos, gritei em outros, fui surpreendida e mudei de opinião mais vezes do que posso contar. Tudo o que desejo ao ler um livro!

"— O que eu sou? — disse. — Eu sou a resposta. A resposta aos lamentos de morte de homens melhores que você, aos gritos de mães cujos filhos morreram em seus braços, ao choro dos inocentes que sofrem nas mãos de vermes como você. —  Ele largou o homem no chão enlameado e coberto de sangue e pisou sobre sua cabeça, apertando-a sob a sola da bota enquanto ele gania. — Sou a justiça que se cansou de ser cega, a espada que luta pelos que não podem. Sou Capricórnio, e eu sou seu inimigo."

Enfim, quem não conhece os livros d’Os Doze Guardiões da Luz, fica a dica de um nacional de fantasia S-E-N-S-A-S-I-O-N-A-L! Quem gosta do gênero, é uma boa maneira de começar a ler mais nacionais. Para os leitores loucos dos signos também pode ser uma leitura interessante, mas quem não gosta, não se preocupe, não precisa entender nada de signos para entender ou gostar da história.

Quem leu, o que achou? Me conta aí! E quem não leu, aproveita para comprar o seu exemplar:

Comentários



ÚLTIMOS VÍDEOS