[Resenha] Para onde ela foi, da Gayle Forman

Nome: Para Onde Ela Foi (Se Eu Ficar #2) | Autora: Gayle Forman | Gênero: Romance/Drama | Editora: Novo Conceito | Ano: 2013 | Páginas: 240
Sinopse: Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado.Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.
Trecho Preferido: "Um dia pode ter apenas vinte e quatro horas, mas às vezes passar por um parece tão impossível quanto escalar o Everest."

Hoje vim trazer para vocês a resenha de Para onde ela foi, a continuação não tão necessária de Se eu ficar. Para quem ainda não leu Se eu ficar, sugiro ler o post especial que fiz sobre o livro versus o filme, pois esta resenha vai conter spoilers do primeiro livro.

Se eu ficar já tinha terminado de uma forma perfeita e não precisaria de uma continuação, mas a gente nunca está satisfeito e quer sempre mais. Então, fiquei bem ansiosa para ler essa sequência, que é do ponto de vista do Adam. Mas ao ler, percebi que realmente não era necessário um segundo livro. Não me entenda mal, eu gostei do livro, foi uma ótima forma de reencontrar Mia e Adam. Porém, foi apenas isso, uma maneira de matar as saudades. Porque a história em si, eu achei bem fraquinha.

Neste livro, Adam alcançou a fama com sua banda, está no topo das paradas de sucesso e é o alvo da mídia – pela música, mas principalmente, por seu jeito explosivo que dá ótimas manchetes. Ao mesmo tempo em que sua carreira decolou, sua vida pessoal desandou após o acidente de Mia. Eles estão separados há três anos, pois Mia simplesmente desapareceu da vida dele sem deixar explicações. Além disso, sua relação com a banda, que eram seus amigos, está péssima.


Enquanto isso, Mia também ficou famosa, formando-se em Julliard e fazendo concertos com seu violoncelo. Num desses concertos, ela fica sabendo que Adam está na plateia e o chama para conversar. Quando os dois se reencontram, parecem dois estranhos, mas ainda assim decidem passear por Nova York e explorar lugares escondidos e especiais da cidade.

Adam ficou muito diferente de sua personalidade do primeiro livro e isso me incomodou um pouco, apesar de eu achar completamente necessário para acompanhar a evolução do personagem. É compreensível que ele tenha se perdido um pouco pelo caminho, por tudo o que aconteceu, mas foi dolorido ver até o amor dele pela música diminuir. Ao menos, no final da história, conseguimos ver um deslumbre do antigo Adam e isso devolveu um pouco do quentinho no coração que senti na leitura do primeiro livro.

"Nunca estive na Estátua da Liberdade. Muita gente. (...) Mas, agora que ela está aqui, posso ver por que isso está na lista de Mia. Nas fotos, a estátua sempre parece meio soturna, determinada. De perto ela é mais suave. Tem um olhar como se soubesse de algo que você não sabe."

Foi bom ter um pouco mais de história do romance entre Mia e Adam, mas eu realmente acho que não precisava. Mudou um pouco a visão que eu tinha dos personagens e teve mais partes angustiantes do que fofas. Ver Adam destruído e Mia confusa me deixou bem mal, preferia ter ficado com a imagem deles no final da adolescência, apaixonados, e com Mia decidindo se ficava por Adam ou se partia com sua família. Foi uma história muito mais bonita e emocionante.


Apesar de tudo, eu gostei do final e creio que seja uma boa leitura para quem quer matar a saudade do casal Best-seller da Gayle Forman. Aliás, acho a autora uma fofa, foi super meigo ela falando dos blogueiros nos agradecimentos, reconhecendo nosso trabalho.

Alguém aí já leu Para onde ela foi? Gostaram da continuação? Contem-me!


ADQUIRA O SEU:


Comentários



ÚLTIMOS VÍDEOS