[Resenha] Emma, da Jane Austen

Nome: Emma | Autora: Jane Austen  | Gênero: Romance | Editora: Landmark | Ano: 2012 | Páginas: 400
Sinopse: "EMMA é um dos grandes romances de Jane Austen, publicado pela primeira vez em 1815, quando a autora já desfrutava de relativa fama literária, sendo que este romance foi dedicado ao Regente da Inglaterra, o Príncipe de Gales, mais tarde George IV. A protagonista da história, Emma Woodhouse, é a primeira heroína criada por Jane Austen sem problemas financeiros, sendo que a mesma declara que isto é uma das razões de ela não se preocupar em se casar. Assim como em seus outros romances, Jane Austen relata as dificuldades das mulheres no início do século 19, criando através de seus personagens uma deliciosa comédia de costumes."
Trecho Preferido: "A metade do mundo não consegue entender os prazeres da outra metade."


Oi, galera! A resenha de hoje é do primeiro livro que lemos no Clube de Leitura Jane Austen. Para quem ainda não sabe do que eu estou falando, esse é um projeto que estamos organizando desde agosto e vocês podem descobrir mais sobre ele no #LendoAustenComODNA.

Mas enfim, vamos ao livro. Nessa história vamos conhecer Emma Woodhouse, uma jovem moça que mora com o pai em Highbury. Ao contrário do consenso da época, Emma não está nem um pouco preocupada em arrumar um casamento para si, o que não a impede de arrumar para outras pessoas.

Nossa protagonista tem uma condição financeira muito boa, outro detalhe que não faz com que ela se desespere pelo matrimônio. Ao mesmo tempo ela não parece ter interesse em ninguém e muito menos pela vida a dois. Sua irmã mais velha, Isabela, é casada com John Knightley e mora em Londres. Por não ter mãe, Emma acaba se sentindo responsável pelo pai e está decidida a não abandoná-lo por um marido.

"Uma mulher não tem que casar com um homem só porque ele a pediu, ou porque está apaixonado por ela e é capaz de escrever uma carta razoável." 

Porém, recentemente, uma das apostas da garota deu muito certo: sua governanta Miss Taylor se casou Mr. Weston, e Emma se sentindo responsável por isso, acaba acreditando que tem um dom para juntar casais. A verdade é que ela vai colocar sua grande amiga Harriet, uma moça simples e inocente, em algumas enrascadas.

Além de Harriet, temos o Mr. Knightley (cunhado da Isabela) que regularmente visita Emma e seu pai, e é a única pessoa que realmente “corta as asinhas” da personagem. Inclusive, Emma é uma pessoa que irrita bastante qualquer um, ela tem uma mania de querer se meter na vida alheia.



A trama se passa em uma cidade pequena e seus moradores acabam sendo muito próximos, sempre jantando juntos e fazendo visitas. E a história em si retrata isso, esse convívio, as relações sociais e as interações daquele local. Então no início eu realmente tive dificuldade em engatar um ritmo. Mas foi só algumas tretas começarem que eu fiquei presa à história.

O bacana dos personagens da Jane é que eles são bem palpáveis - ao mesmo tempo que você está com raiva, você já perdoou e defende -. Apesar de não ter morrido de amores pela Emma, por fim, eu já estava sim torcendo muito por ela. Mesmo com o começo difícil a leitura coletiva foi muito proveitosa e mal posso esperar para conhecer mais obras da autora.

Lembrando que fizemos uma live sobre Emma e está disponível lá no canal.
Beijos!!

Comentários



Posts Populares

ALL OF US ARE DEAD É REALMENTE BOA? Nova série coreana de zumbis da Netflix | Crítica e Teorias

Harlan Coben acertou mais no LIVRO ou na SÉRIE de "A Grande Ilusão"?

HARLAN COBEN: 5 livros para conhecer o rei do suspense