Nome: A Abadia de Northanger | Autora: Jane Austen | Gênero: Romance | Editora: Landmark | Ano: 2010 | Páginas: 228
Sinopse: "A Abadia de Northanger acompanha a trajetória de Catherine Morland, sua família e amigos, quando de sua visita ao balneário de Bath, na Inglaterra, local sempre frequentado por Austen e sua própria família. Em sua estadia, Catherine passa seus dias visitando seus mais novos amigos e frequentando bailes na cidade e acaba por se envolver com dois jovens da cidade, John Thorpe e Henry Tillney que a envolve com seu conhecimento de literatura e história. O pai de Henry, general Tillney, a convida para visitar uma de suas propriedades, a Abadia de Northanger. Catherine que na história está lendo o romance gótico, “Os Mistérios de Udolpho”, de Ann Radcliffe, fica fascinada com a perspectiva de ingressar em um ambiente antigo, fantástico e sombrio."
Como já falamos por aqui, estamos organizando uma leitura coletiva das obras da Jane Austen. E no mês de outubro nós lemos A Abadia de Northanger e hoje eu vim falar sobre ele.
Na história nós temos Catherine Morland, a protagonista, que viaja com um casal de amigos para Bath, uma cidade no sudoeste da Inglaterra e que já foi mencionada nos outros livros da Jane que tínhamos lido.
Chegando em Bath, acompanhada de sua amiga Mrs. Allen, fazer amizades e ter companhias parece ser um pouco difícil, até que Catherine conhece Isabella. Elas se tornam muito próximas e o irmão de sua amiga, John Thorpe, demonstra um grande interesse em Catherine, apesar de não ser correspondido.
Durante os bailes e até mesmo em tardes passadas nos pontos de encontros da sociedade da época, Catherine conhece Henry Tilney. O rapaz que chama sua atenção e desperta uma grande paixão na moça.
Entre a convivência dos jovens e as amizades desenvolvidas, James Morland (irmão de Catherine), que posteriormente chega em Bath, se apaixona por Isabella. Tudo parece então bem favorável para que os irmãos Thorpe e Morland formem dois casais adoráveis, mas Austen não facilita as coisas.
"A pessoa, seja um cavalheiro ou uma dama, que não tem prazer com um bom romance deve ser intoleravelmente estúpida."
Enquanto Catherine está apaixonada por Henry, ela acaba se aproximando da irmã dele, Eleanor Tilney. Apesar de alguns desafios, a proximidade entre eles aumenta e a jovem Catherine é convidada a passar um tempo na propriedade dos Tilney, A Abadia de Northanger. É aí que Jane Austen me surpreende e me deixa completamente vidrada na história.
Catherine gosta bastante de ler, e bem no início da história nos é apresentada como uma fã de romances. Nesse momento, Jane a compara com as heroínas presentes em tais obras e faz diversas referências à livros que eram populares na época. Da mesma forma, Jane faz uma grande crítica ao mostrar como existia um certo preconceito ao redor de tais livros e como eles eram desvalorizados por determinados grupos.
Quando nossa protagonista vai para Northanger, ela vê ali uma oportunidade de viver aventuras como ela já havia visto nos livros que gostava tanto. É aí que a autora saiu da trama que já nos era comum - relações sociais e casamentos - e traz uma nova perspectiva para a história, com acontecimentos que não eram esperados.
Austen traz referência aos romances góticos da época e mistura isso às tramas que ela já estava acostumada a tecer. Dentre os livros lidos, esse foi o que mais gostei. Como costume, temos críticas sociais, personagens irritantes que testam nossa paciência (cof cof John Thorpe!) e outros que conquistam nossos corações (Alô Henry!).
Até então, esse é o livro da Jane que mais recomendo, principalmente para quem está começando, justamente por ter uma leitura mais fluida e cheia de elementos -pouco usuais em relação às outras obras- que chamam bastante a atenção enquanto lemos.
Quem aí já leu?? Gostaram? Me contem aí nos comentários!!
Comentários
Postar um comentário
Comente sua opinião!