[Resenha] Eu preciso falar sobre o verão de 1993, de Samuel Ivani

Nome: Eu preciso falar sobre o verão de 1993 | Autor: Samuel Ivani | Gênero: Drama/Crime| Editora: Bolsilivros| Ano: 2018 | Páginas: 115
Sinopse: Baseado em fatos reais. Valquíria era uma adolescente de doze anos como tantas da sua idade, até a noite que fora violentada e tudo mudou. As suas tentativas de compreender as mudanças psicológicas e físicas típicas da adolescência se entrelaçam com a experiência traumática levando-a ao colapso mental. O mundo como ela conhecia desmorona e ela só consegue pensar em vingança. Eu preciso falar sobre o verão de 1993 é um romance psicológico forte e cativante. Valquíria pode te levar a loucura, seja forte.
Trecho favorito: "Concluí que eu não precisava ser o que sobrara de uma experiência traumática. Eu era alguém, e tinha a chance de construir uma nova realidade, na qual me encaixasse."

Hoje venho trazer para vocês um livro que li no final do ano passado, mas demorei um pouco para escrever a resenha por motivos de tempo mesmo… Mas antes tarde do que nunca, então vamos lá!

Eu preciso falar sobre o verão de 1993 é um livro de leitura rápida, com pouco mais de 100 páginas, escrito por Samuel Ivani. A história é narrada em forma de relato e foi inspirada numa história real da vida do autor, alguém que ele conhecia, o que faz tudo ficar mais interessante e envolvente, apesar da gente não saber o que é real e o que é ficção dentro da história.

"Eu não tenho medo de nada. Só tem medo quem tem algo a perder - e se eu morrer não vai ser uma grande perda para a humanidade. Eu não sou nada, nunca serei nada, à parte isto, só tenho em mim todo ódio do mundo!"

É uma história com um tema pesado, que faz refletir sobre o machismo e sobre o impacto de traumas na vida das pessoas, principalmente nas mulheres. Apesar do que acontece à personagem, há uma inocência em cada palavra que acaba deixando a leitura fluir muito bem. A protagonista ficou bem abalada após o ocorrido, mas achei meio exagerado algumas situações, ao menos não me pareceu verossímil. Mas a Valquíria é uma menina que sofreu um golpe duro e é difícil para ela seguir em frente, meio que faz a gente pensar que cada um reage de uma maneira diferente a cada coisa.


É um livro que surpreende, que tem personagens que faz o leitor sentir empatia, mas você acaba sentindo falta de um desenvolvimento maior. Vale a leitura pelas reflexões trazidas e pela forma em que a trama é contada.

ADQUIRA O SEU:

Comentários

Postar um comentário

Comente sua opinião!



ÚLTIMOS VÍDEOS