ESPECIAL OSCAR 2019: Tragam um Oscar para a Netflix! (ou mais de um)


O post de hoje é sobre a nossa querida Netflix e o record histórico que ela conseguiu esse ano no Oscar. Com quinze indicações no total, a Netflix é a primeira empresa de streaming a conseguir tal feito no Oscar, conseguindo, inclusive, uma indicação para melhor filme com "Roma" - que sozinho ganhou dez indicações, incluindo Melhor Atriz (Yalitza Aparicio)Melhor Atriz Coadjuvante (Marina de Tavira)Melhor Diretor (Cuarón)Melhor Filme EstrangeiroMelhor Edição de SomMelhor Mixagem de SomMelhor FotografiaMelhor Roteiro Original e Melhor Direção de Arte, além de Melhor Filme. Essa é a primeira vez que um canal de Streaming leva tantas indicações numa edição do Oscar.

Além de Roma, tiveram suas indicações o filme The Ballad of Buster Scruggs (3 indicações) e dois documentários em curta-metragem, com uma indicação cada: End Game e Period. End of Sentence. Que tal conhecer um pouco mais de cada um dos filhos da orgulhosa mamãe Netflix?

End Game

No título brasileiro: A Partida Final, é um documentário sobre pacientes terminais e sobre como lidamos com a morte. Prepare o lencinho porque é bem triste, mas ao mesmo tempo é inspirador e quando você termina de assistir, sente-se um pouco mudado. Neste documentário conhecemos profissionais que lidam com pacientes terminais e suas famílias e tentam tirar essa mistificação da morte, esse medo irracional que temos do desconhecido. Através deles, podemos refletir sobre vida e morte e ao final dos 40 minutos, nos sentimos mais leves. Bem, ao menos eu me senti. Ainda que eu não concorde em certos pontos, o documentário é bastante comovente e poderia até se aprofundar mais, ficaria ainda melhor.


Period. End of Sentence.

Esse documentário se passa na Índia e vai falar sobre a menstruação e o tabu envolvendo o ciclo feminino. Entrou recentemente na Netflix com o nome de Absorvendo o tabu, possui 25 minutos e faz a gente perceber que nossa realidade não é a realidade de todo mundo. Em lugares humildes da Índia, a menstruação nem mesmo é mencionada, as mulheres tem vergonha e os homens não sabem nem o que é, acham que é doença. Lá as mulheres usam panos ou utilizam-se de artimanhas para sobreviver ao período menstrual, até que lhes é apresentado o absorvente. E mais que isso, uma forma de ganhar a vida produzindo e vendendo absorventes. É comovente ver a trajetória dessas mulheres, os sonhos se realizando ou ficando mais próximos... O documentário, por mais que mostre a dura realidade, consegue mostrar também a beleza da esperança.


Os outros concorrentes na categoria de melhor documentário em curta metragem são: Black Sheep, Lifeboat e A night at the garden.

The Ballad of Buster Scruggs

Neste filme baseado nas obras All Gold Canyon, de Jack London e The Gal Who Got Rattled, de Stewart Edward White, vamos acompanhando vários contos no estilo faroeste, uns melhores que outros, ao longo das duas horas de duração. É uma produção diferente do que estou acostumada, mas eu gostei de uma forma geral, as atuações, parte sonora, roteiro e todo o visual. Não é nada de outro mundo, mas é bem feito. Concorre a Melhor roteiro adaptado, Melhor Canção Original e Melhor Figurino.


Roma

Esse sim, a estrela, o prodígio da Netflix: Roma. Uma produção de Alfonso Cuarón, que se passa na Cidade do México, na década de 1970. Aparentemente uma simples história entre uma família de classe média e sua empregada-babá, mas o roteiro se mostra muito mais profundo, ainda que se pareça simples. Num olhar mais atento você percebe os detalhes, como os movimentos de câmera, as coisas não ditas com alta significância para a história, as críticas ao machismo, abandono, questões sociais, etc.

É um filme que não é para todos, é mais intimista e afasta muitos espectadores por não ser tão atrativo, ser preto e branco e não ter muitas cenas de ação (que é o que muita gente gosta), mas quando você dá uma chance e assiste até o final, vê o quanto ele é bem feito, trabalhado nos mínimos detalhes, com uma fotografia caprichada (feita pelo próprio Cuarón) e atuações primorosas. Creio que será o grande destaque do Oscar.


Em melhor filme concorre contra Infiltrado na Klan, Green Book, Nasce Uma Estrela, A Favorita, Vice, Bohemian Rhapsody e Pantera Negra.

A Netflix merece essa visibilidade né? Estou muito feliz com essas indicações e vou torcer muito por Roma em Melhor Filme, porque merece muito!! E aí, já viram todos os títulos? Não? Então corre para assistir que o Oscar está chegando!

Comentários



ÚLTIMOS VÍDEOS