Séries LGBT+? Confira as melhores dicas com muita representatividade na telinha

 

Junho chegou e com ele o Mês do Orgulho LGBTQ+. Por isso, nada melhor do que entrar no clima e conferir algumas séries LGBT+ que trazem personagens únicos e muita diversidade. 

Uma das formas de combater o preconceito é dando voz para pessoas que sempre foram marginalizadas. Não é à toa que buscar por representação na arte é algo tão importante para quem está se descobrindo e quer mostrar para o mundo sua identidade. 


Atualmente, podemos encontrar vários artistas e obras que usam seu espaço para dar voz à causa LGBT+. Seja por meio de livros, músicas, filmes ou seriados, cada vez mais podemos encontrar na arte um caminho de aceitação. 


É por isso que, para comemorar esse Mês do Orgulho, não poderíamos deixar de falar por aqui daquelas séries que trazem muita representatividade com seus personagens e nas pautas trabalhadas. 

Séries LGBT+ na Netflix 


E para começar os trabalhos, nada melhor do que ir direto na dona do famoso jargão “Tem na Netflix?”. Afinal de contas, é bem mais prático ir direto no catálogo da Tudum, não é mesmo?  


Pois então, separei a seguir duas dicas de séries que trazem a temática LGBT+ e que, honestamente, podem ser ótimas oportunidades de maratona. 

Queer Eye 


Queer Eye é, sem dúvidas, uma das séries mais icônicas da Netflix e como se não bastasse, também já foi vencedora de oito Emmys. A série é um reboot de Queer Eye for the Straight Guy (2003 -2007) e estreou em 2018. 


A série, na verdade, tem uma pegada de programa de transformação, em que um grupo de cinco homens gays, o Fab Five, ajuda na transformação de outras pessoas. Assim, há participantes de todos os gêneros e orientações sexuais que buscam por mudanças. 


O bacana da série é que essas transformações vão além do visual. Claro que pontos como moda são trabalhados, mas também vemos essas pessoas desenvolvendo a parte emocional, a autoestima e mais. 

Sendo assim, você encontra cinco temporadas disponíveis e, aparentemente, ela está renovada. Confira o trailer a seguir. 



Pose 


No ar de 2018 a 2021, Pose também é uma série que merece a sua atenção e conta com três temporadas repletas de personagens marcantes e muita influência dos anos 80 e 90.


Dessa forma, começamos a trama acompanhando Blanca, uma mulher trans, que abriga na sua casa jovens homossexuais e transexuais que não tem um lugar para morar. Ao mesmo tempo, acompanhamos o universo de modelos e dançarinos na Nova York de 1987. 


Nesse sentido, o que não falta no roteiro é referência a cultura voguing e ballroom, fatos históricos para a comunidade LGBT+, e também para o cenário latino-americano e afro-americano. 

Séries LGBT+ no Amazon Prime 


Pensou que eu não ia passar no serviço de streaming vizinho? Poxa, o Prime Video não poderia ficar de fora, afinal de contas, o catálogo deles conta com dois cristais quando o assunto é séries LGBT+.


E a melhor notícia é que também temos dica de série brasileira, pois nada melhor do que prestigiar nossas produções. 


Seus Olhos


Em outubro de 2020, a série nacional Seus Olhos estreou não só no Prime, como em outras plataformas, como o Vivo Play, logo, você não tem desculpa para não assistir. 


A história é “livremente inspirada em uma algo real”, como a própria sinopse diz e vai contar em sete episódios a história de Lia e Verônica. Assim, você já pode esperar um desenvolvimento de relacionamento, com direito a descobertas, transformações e mais. 


Além disso, a série dá destaque para personagens lésbicas e transgêneros, por meio de uma narrativa que pode ser inspiradora e trazer um novo olhar sobre essas pessoas. 


A ideia, segundo as diretoras Julia Rufino e Angélica Di Paula, é justamente ir contra ao padrão de histórias de dor e sofrimento que esses grupos costumam ser retratados. 




Transparent 


Outra dica que não poderia faltar na nossa lista de séries LGBT+ é Transparent. Com um total de quatro temporadas, a série ficou no ar de 2014 a 2019. 


Toda a história começa quando Mort, pai de três filhos adultos, resolve reuni-los para se assumir transgênero. A partir daí teremos vários desdobramentos envolvendo essa família, inclusive com segredos vindo à tona. 


Portanto, saiba que essa é uma série de comédia dramática e seus episódios possuem em torno de 30 minutos. Logo, é bem fácil se divertir sem ver o tempo passar com todas as surpresas da família Pfefferman.

Séries LGBT+ na HBO Go


Para completar essa listinha e tentar agradar ao máximo os assinantes de streaming por aí, agora é hora de mencionar séries LGBT+ presentes no catálogo da HBO Go. 


Mas claro, vamos exaltar as produções nacionais? Acompanhe a leitura e descubra mais dicas de seriados. 

Todxs Nós


Que o Brasil é repleto de talentos no audiovisual, não podemos negar, e temos uma vastidão de produções que chamam a atenção e merecem cada vez mais atenção. Por isso, uma série que trabalha muita diversidade e você precisa conferir é Todxs Nós. 


A produção estreou na HBO em março de 2020 e traz como protagonista Rafa, adolescente que se descobre não-binária e pansexual aos 18 anos. 


Dessa forma, Rafa resolve deixar sua família no interior e vai para São Paulo em busca de novas experiências e oportunidades. Ao todo, são oito episódios com 30 minutos cada e você pode conferir o trailer a seguir. 



Angels in America 


Por último, mas não menos importante, temos a minissérie Angels in America de 2003. Para vocês terem ideia, estão no elenco ninguém mais, ninguém menos do que Meryl Streep, Al Pacino e Emma Thompson. 


A trama se passa na década de 1980 e tem contexto a epidemia do HIV, inclusive, acompanhamos dois pacientes que lidam com toda a realidade ao testarem positivo. 


Mas claro, temos vários personagens que se cruzam e trazem histórias paralelas interessantes. Além disso, vale destacar que a história aborda várias temáticas como religião, política e direito humanos. 


E então, gostaram das dicas de hoje? Viu como existem opções de séries LGBT+ em vários serviços de streaming por aí. Na verdade, existem muito mais e eu fiz um post mais resumido, mas se quiserem posso trazer a parte dois. 


Não se esqueça de deixar as suas dicas aí nos comentários! Eu vou ficando por aqui e falo com vocês na próxima. Beijos. 



Comentários



Posts Populares

ALL OF US ARE DEAD É REALMENTE BOA? Nova série coreana de zumbis da Netflix | Crítica e Teorias

Harlan Coben acertou mais no LIVRO ou na SÉRIE de "A Grande Ilusão"?

HARLAN COBEN: 5 livros para conhecer o rei do suspense