Resenha: Dois Irmãos, do Milton Hatoum

Nome: Dois Irmãos | Autor: Milton Hatoum | Gênero: Drama | Editora: Companhia das Letras | Ano: 2006 | Páginas: 200

Sinopse: “Onze anos depois da publicação de Relato de um certo Oriente, Milton Hatoum retoma os temas do drama familiar e da casa que se desfaz. Dois irmãos é a história de como se constroem as relações de identidade e diferença numa família em crise. O enredo desta vez tem como centro a história de dois irmãos gêmeos - Yaqub e Omar - e suas relações com a mãe, o pai e a irmã. Moram na mesma casa Domingas, empregada da família, e seu filho. Esse menino - o filho da empregada - narra, trinta anos depois, os dramas que testemunhou calado. Buscando a identidade de seu pai entre os homens da casa, ele tenta reconstruir os cacos do passado, ora como testemunha, ora como quem ouviu e guardou, mudo, as histórias dos outros. Do seu canto, ele vê personagens que se entregam ao incesto, à vingança, à paixão desmesurada. O lugar da família se estende ao espaço de Manaus, o porto à margem do rio Negro: a cidade e o rio, metáforas das ruínas e da passagem do tempo, acompanham o andamento do drama familiar. Prêmio Jabuti 2001 de Melhor Romance.”


Link de compra: https://amzn.to/36JlVnR 

Olá, pessoal! Tudo bem por aí? Hoje é dia de resenha e dessa vez vou falar de uma obra nacional que gostei muito de conhecer: Dois Irmãos, do Milton Hatoum.


Sabe aquele livro que você está sempre prometendo ler, mas parece que esse momento nunca chega? Pois é, esse foi o meu caso com Dois Irmãos por muito tempo. Mas no início de 2021 eu finalmente tomei vergonha na cara e coloquei essa leitura em dia.


A história se passa no século XX e temos como cenário a capital do Amazonas, Manaus. Inclusive, durante a narrativa e o passar do tempo conseguimos identificar momentos marcantes da história do país.


No entanto, nosso foco principal aqui é a relação entre os irmãos gêmeos Omar e Yaqub. E claro, também em toda a dinâmica com a família deles, como o pai, Halim, a mãe, Zana, e a irmã caçula, Rânia.


Além disso, temos dois personagens muito importantes, Domingas, que foi adotada por Zana ainda menina e trabalhava como empregada na casa. E o nosso narrador, filho de Domingas e que ainda busca descobrir quem é seu pai.


Dessa forma, vemos um história que se mistura entre as próprias situações vivenciadas pelo nosso narrador. Como também pelas partes que ele ficou sabendo ao conversar com as pessoas, como é o de Halim que compartilhou muito dos acontecimentos.


Vemos logo de início que, apesar de gêmeos, os personagens principais não poderiam ser mais diferentes. E que após um grave desentendimento quando ainda eram jovens, Yaqub é enviado para o Líbano, passando um tempo com parte da família.


Anos depois, quando retorna, vemos que o tempo separados não favoreceu em nada o contato entre os irmãos. A partir daí, percebemos como cada um vai levar a vida de formas bem distintas e como isso só irá separá-los ainda mais e gerar conflitos.


Enquanto Yaqub está focado em estudar, conseguir um bom emprego e até se muda para São Paulo. Temos Omar vivendo da farra, se envolvendo em confusões e criando problemas para todos.


Inclusive, é interessante perceber como funciona a dinâmica da família com cada um, como eles são tratados por eles e como todos se relacionam. Vemos a passagem do tempo e vamos descobrindo cada vez mais sobre os dramas que envolvem toda a família.


Acredito que a construção de personagens é algo muito único, e Hatoum sabe como prender o leitor. O cenário amazonense também é encantador e eu gostei de explorar mais dessa região do país.


Em um ambiente familiar encontramos uma série de conflitos e dinâmicas que chamam a atenção e nos surpreendem. Do mesmo modo, não posso deixar de afirmar que me emocionei muito ao final por já estar familiarizada com os personagens.


Para quem não sabe, o livro já foi adaptado para uma minissérie na Rede Globo, e eu separei o vídeo para vocês conferirem a seguir.



Assim, vale dizer que indico muito esse livro e já estou doida para conferir mais obras do autor.


Espero que gostem da dica, eu vou ficando por aqui e vejo você em breve!





Comentários



Posts Populares

ALL OF US ARE DEAD É REALMENTE BOA? Nova série coreana de zumbis da Netflix | Crítica e Teorias

Harlan Coben acertou mais no LIVRO ou na SÉRIE de "A Grande Ilusão"?

HARLAN COBEN: 5 livros para conhecer o rei do suspense