Chernobyl: a minissérie sobre o desastre nuclear de 1986


Comecei a assistir Chernobyl, a minissérie que retrata os acontecimentos sobre o acidente nuclear na União Soviética, e precisava compartilhar com vocês.

Eu sei que estou bem atrasada para esse rolê, uma vez que Chernobyl estreou em 2019, mas só agora realmente parei para assistir. E claro, com toda a produção da HBO, eu precisava indicar logo por aqui.

Para vocês terem ideia, eu ainda nem terminei toda a temporada, no momento que estou escrevendo esse post parei no episódio quatro. Mas tô gostando tanto da série, que já indico ela para todo mundo com a maior segurança.

Saiba do que se trata a minissérie Chernobyl


Apesar de ser um dos fatos mais assustadores e trágicos da história da humanidade, eu já vi pessoas por aí que não sabiam do acidente nuclear de Chernobyl. Eu mesma, descobri durante as aulas de ciências no 6º ano e até hoje fico chocada com tudo o que aconteceu.

Sendo assim, para quem não sabe, a minissérie da HBO retrata um acidente que ocorreu na usina nuclear na Ucrânia, em abril de 1986. Naquela época, a energia nuclear ainda era algo novo, com enormes possibilidades para o desenvolvimento.

Contudo, assim como qualquer outro tipo de processo, esse tipo de energia envolve sérios riscos. Tanto que durante um dos testes de segurança da Usina Nuclear de Chernobil, uma série de erros levaram à explosão de um dos reatores.

Dessa forma, uma quantidade enorme de radiação foi liberada na região, se tornando um dos acidentes mais catastróficos que se tem conhecimento. Tanto a natureza ao redor, quanto as pessoas foram afetadas.

Até hoje é impossível saber ao certo o total de vítimas devido ao acidente. Mas claro, tanto pessoas que estavam no local ou ao redor sofreram com os efeitos da radiação, desde uma síndrome aguda até o desenvolvimento de câncer.

A cidade de Pripyat, vizinha da usina, foi uma das grandes afetadas, principalmente, porque ela não foi evacuada de forma imediata. Atualmente, ela é uma cidade fantasma, com vários objetos e construções abandonadas naquela época.

Os níveis radioativos da região ainda são altos e, segundo estimativas, o local estará seguro para habitação humana daqui a 900 anos.
 

O que é verdade na série Chernobyl?


A minissérie Chernobyl é focada nesse acidente nuclear. Dessa forma, a trama traz uma versão dramatizada dos fatos, com uma produção que é realmente surpreendente.

De modo geral, toda a produção da HBO teve uma preocupação em se manter fiel aos fatos. Mas ainda assim é preciso dizer que algumas liberdades foram tomadas, principalmente, por haver diferentes versões dos acontecimentos.

Logo, é possível que você encontre algumas falas que realmente não foram ditas, ou até detalhes que não aconteceram daquela forma exata.

No entanto, a série como um todo retrata com detalhes todo o desenrolar da tragédia e suas consequências terríveis. A partir dela, é possível entender melhor como o acidente aconteceu e quais foram as medidas de contenção adotadas pela então União Soviética.

O primeiro episódio começa dois anos depois do acidente, em uma cena com o ator Jared Harris, que interpreta Valéry Legasov. Assim, já saiba que Legasov foi um dos responsáveis durante o processo de limpeza e contenção da radiação.

A partir daí, voltamos para o passado no exato momento em que acontece a explosão do reator. Em seguida, vamos em ordem cronológica acompanhando toda a tragédia e suas consequências.

Como eu disse, ainda estou no episódio quatro e não sei como termina. Mas posso assegurar que toda a produção é muito bem feita.

Chernobyl é uma série que não só traz informações sobre uma das maiores tragédias do mundo, como faz isso de forma imersiva e nos choca a todo momento com tudo o que aconteceu.

Você irá acompanhar os personagens e acontecimentos sabendo que aquilo realmente aconteceu e afetou milhares de pessoas. É sem dúvidas, muito assustador e chocante, e a qualidade da série torna tudo ainda melhor de acompanhar.

Inclusive, para saber mais sobre o que é mentira e o que é verdade na série, tem uma matéria muito bacana na Veja. Recomendo a leitura quando você já tiver assistido alguns episódios para entender melhor.

A seguir, separei o trailer para vocês possam conferir melhor do que se trata.

 



Onde assistir a minissérie Chernobyl?


Nem preciso mais dizer como recomendo a minissérie Chernobyl, não é? A produção está incrível, o elenco é de primeira e vocês vão se surpreender assim como eu.

No entanto, já ressalto que não é um tema leve e às vezes pode ser sim difícil de acompanhar. Principalmente, se lembrarmos que aquilo tudo, de fato, aconteceu.

Mas para assistir, você pode aproveitar a plataforma da HBO Max. Temos uma temporada com cinco episódios e eles são bem longos, por isso, já separe um tempinho bom para assistir.

Vale lembrar que a minissérie recebeu 19 indicações para o Emmy de 2019, sendo a grande vencedora em categorias como "Melhor Minissérie", "Melhor Direção" e "Melhor Roteiro".

Depois me contem aqui o que acharam. E caso você já tenha visto, me conta também se gostou da série.

Comentários



ÚLTIMOS VÍDEOS