Foto: Reprodução |
Vincenzo foi um dos doramas mais vistos e comentados de 2021. A história protagonizada por Song Joong-ki, um mafioso ítalo-coreano que vai lutar contra um conglomerado corrupto, tem vinte episódios de mais ou menos uma hora e meia cada. Apesar de serem longos, cada episódio traz muita ação e tensão, com ganchos e reviravoltas à todo momento, o que contribuiu para seu sucesso. Além da química e carisma do elenco.
Foto: Reprodução |
É importante lembrar que é um dorama de comédia e ação, então tem algumas coisas meio fantasiosas apenas para ser engraçado e para contrastar com a violência e cenas de ação. Achei um dorama mega viciante, daqueles para ficar desesperado com cada gancho que deixavam ao final dos episódios. E mesmo com algumas cenas sendo, talvez, meio desnecessárias, o resultado final é épico e diferente, trazendo um protagonista que não é bonzinho, está longe disso, mas que gostamos mesmo assim. E agradecemos por poder ouvir Song Joong-ki falando italiano! "Questo edificio e mio" é uma das melhores frases de 2021! Que homem!
A trama toda também é recheada de referências, algumas diretas e mais óbvias como as citações à Parasita, BTS, Jackie Chan e até mesmo Star Wars. E, claro, a mais óbvia de todas: O poderoso chefão.
Mas algumas dessas referências podem ter passado despercebido. Por isso, venho trazer as curiosidades por trás de algumas cenas que você pode nem ter dado muita atenção.
Jun Ji-hyun, é você?
Foto: Reprodução |
No primeiro episódio, quando a Choi Myung-hee aparece dançando na lavanderia, dois rapazes ficam rindo dela e um deles comenta "ela está achando que é a Jun Ji-hyun?" e muitos podem não ter pescado essa referência, que é bem discreta e, provavelmente, mais fácil para os coreanos.
A atriz Jun Ji-hyun (de Jirisan e Kingdom) já fez um comercial para uma marca coreana de roupas em que ela também dançava numa lavanderia.
Personagens de Song Joong-ki
Foto: Reprodução |
No episódio 4, mais uma rápida e discreta referência. As plantinhas do escritório Jipuragi recebem nomes e todas elas são de outros trabalhos do Song Joong-ki: Poong-ho (Triple), Ma-ru (The Innocent Man), Si-jin (Descendentes do Sol) e Eun-seon (Crônicas de Arthdal).
Nova Ordem Espacial
Foto: Reprodução |
O dorama é repleto de referências a outros trabalhos dos atores. No episódio 8 temos mais um papel de Song Joong-ki sendo citado: Tae Ho, de Nova Ordem Espacial (Space Sweepers), disponível na Netflix.
Foto: Reprodução |
E além disso, no momento que o Min-seong e o Vincenzo/Tae Ho estão no brinquedo, o Min-seong grita "Vamos, Nova Ordem Espacial" e foi um momento espontâneo do ator, não estava no roteiro!
Can you feel my heart beat?
Foto: Reprodução |
Para quem não sabia, Taecyeon, quem interpreta o vilão do dorama, é um idol do kpop também. Ele é um dos integrantes do 2pm e uma das músicas do grupo, chamada Heartbeat, tem o trecho "can you feel my heart beat?" que quase sempre tem nos doramas em que os integrantes participam. Em Vincenzo tivemos duas vezes a citação a essa música (Episódios 5 e 13), além de compararem o personagem a um idol de kpop (Episódio 13), o que ele realmente é na vida real.
Reunião do 2pm
Ainda sobre 2pm, no episódio 12, também tivemos o cameo de Chansung e Nichkhun, reunindo metade do grupo em uma cena. O personagem de Taecyeon estava assistindo a um dorama ficcional na TV e os personagens eram os outros dois membros do 2pm.
Itaewon Class e Pousando no Amor
Foto: Reprodução |
Para quem não viu esses doramas, essa referência pode ter passado batido... No episódio 11, os personagens estão jogando o "Jogo da Máfia" e os personagens Lee Cheol-wook (Yang Kyung-won) e Jeon Soo-nam (Lee Dal) começam a se acusar. O Cheol-wook chama o Soo-nam de Park Saeroyi - um dos principais de Itaewon Class, interpretado por Lee Dal - por causa de seu corte de cabelo.
Foto: Reprodução |
E Soo-nam retruca falando que Cheol-wook parece um soldado norte-coreano, o que também é uma referência ao personagem de Kyung-won em Pousando no amor.
Citação ao diretor e ao roteirista
Foto: Reprodução |
Gi-seok diz para seu chefe que, com o arquivo guilhotina, ele poderá derrotar Kim Hui-won e Park Jae-beom, citados como diretores da organização contra crimes internacionais. Mas esses são os nomes do diretor e roteirista de Vincenzo!
O escândalo de Elizabeth Holmes
Foto: Reprodução |
No episódio 18, Elizabeth Holmes é citada pelos irmãos-donos da Babel. Han-seo diz que não pode ser como ela, já que ela é uma fraude. O escândalo da empresária que era chamada de "a nova Steve Jobs" teve um desfecho no início deste ano (2022), considerada culpada por fraude, após enganar investidores para conseguir dinheiro em sua empresa que prometia revolucionar exames de sangue.
Vincenzo tem diversas referências, cameos e Easter-eggs, você sabia de todos esses? Percebeu mais algum que não foi citado aqui? Qual foi seu favorito?
Comentários
Postar um comentário
Comente sua opinião!