ALL OF US ARE DEAD É REALMENTE BOA? Nova série coreana de zumbis da Netflix | Crítica e Teorias

Foto: Reprodução

Mais uma produção coreana da Netflix estreou no seu catálogo: All of us are dead, uma série de zumbis adaptada do Webtoon “Now at our school”. Porém, diferente de Kingdom que tem uma pegada mais sombria e adulta, além de se passar em outra época, All of us are dead é adolescente e atual, citando até mesmo a pandemia de covid-19.


O K-drama de 12 episódios é sobre uma epidemia zumbi que começa num colégio e vai se espalhando. Mas presos no epicentro da praga, alguns alunos tentam sobreviver e não virar zumbis também.


Foto: Reprodução

Antes da epidemia começar, vemos os (infelizmente) comuns casos de bullying na escola de Hyosan e a construção inicial dos personagens. Já conseguimos separar os queridinhos dos ranços e quase nada muda ao longo dos episódios, os sentimentos apenas se intensificam. Quem eu gostei de primeira, acabei me apaixonando, quem eu não gostei, eu passei a odiar com todas as forças.


O desenvolvimento da história é extremamente bem montado, pois os episódios terminam no ápice, o que te faz querer maratonar (terminei tudo em dois dias!). Apesar do roteiro não se entrelaçar completamente – muitos ganchos foram deixados para uma possível 2ª temporada – o dorama consegue trazer uma história coerente, dramática e reflexiva, mas ao mesmo tempo com momentos fofos. Essa composição, aliada a personagens muito carismáticos e que a gente se apega, faz com que a série conquiste os espectadores.


Foto: Reprodução

Eu gostei muito das reflexões trazidas acerca da pandemia que estamos vivendo, mesmo me deixando um pouco conspiratória, uma das falas que mais me marcaram foi quando questionam até que ponto a crueldade é permitida em nome do bem maior.


A série traz diversas questões sobre amizades, família e outros clássicos em produções de zumbis, além de incrementar com os últimos acontecimentos da vida real. Entretanto, não traz nada de muito novo, exceto talvez as origens e mutações do vírus com algumas coisas ainda incógnitas.


No geral, acho que vale a pena pelas cenas bem feitas, pela construção dos personagens e de como faz a gente se importar com a maioria deles, acho isso muito importante. Além da epidemia em si e de como os zumbis surgiram ser uma história bem interessante. Particularmente, eu adoro todas as produções coreanas de zumbi, todas que eu vi foram boas demais!


TEORIA SOBRE O VÍRUS E 2ª TEMPORADA (CONTÉM SPOILERS)

Foto: Reprodução

O k-drama termina com muitas perguntas em aberto e, ao contrário do gosto da TV coreana, visivelmente All of us are dead foi pensada para ter uma 2ª temporada. Se renovarem (e pelo sucesso, há grandes chances) é possível que mais episódios sejam encomendados. Uma previsão provável para uma nova temporada seria início de 2023, já que tivemos esta primeira lançada no último dia 28 de janeiro. Mas nada ainda está confirmado, então só nos resta teorizar e torcer para que eles confirmem a renovação.


Um dos ganchos deixados foi sobre as mutações do vírus. Como foi mostrado no último episódio, mesmo após as explosões, ainda restaram zumbis e zumanos (humanos infectados, mas conscientes), de acordo com a Nam-ra, que também é uma zumana.


Foto: Reprodução

Acredito que na próxima temporada teremos mais explicações de como o vírus evoluiu e porque só alguns se tornaram zumanos. Minha teoria é a seguinte: foi falado que o vírus entra no hospedeiro e ataca as células saudáveis como forma de sobrevivência e acaba controlando a pessoa, pois o instinto de sobrevivência do vírus é maior. Porém, com os zumanos é diferente, o instinto de sobrevivência dessas pessoas é maior que o das outras, o que faz com que suas células continuem resistindo. Talvez tenha a ver com a raiva dessas pessoas também, elas já tinham raiva o suficiente dentro de si e desenvolveram essa “imunidade”.


Ou ainda tudo isso misturado com motivação. Pois todos os zumanos tinham uma motivação muito forte dentro de si: vingança, revanche, proteger os amigos... Mas isso da motivação ainda não é uma teoria muito forte, já que algumas pessoas que viraram zumbi tinham motivações fortes também, como a mãe do Cheon.


E por falar nele, acredito que ele possa estar vivo ainda. Loucura? Pode ser. Mas não vi o corpo dele, só uma mão e a fitinha com o nome da On-jo... Ele poderia muito bem ter virado um zumano e, por mais que eu não queira que o Gwi-nam ainda esteja vivo, é a única forma do Cheon-san também estar. Chorei tanto na morte dele, o que me mantém é minha esperança, mas é como falaram na série... A esperança é uma tortura! Mas fazer o quê né?


Foto: Reprodução

Na possível 2ª temporada, talvez tenhamos a epidemia se espalhando novamente e chegando a Seul e o terror novamente se espalhará, mas acredito que na capital eles não tenham como bombardear como fizeram em Hyosan. Quem sabe não consigam encontrar uma cura? Quem sabe o segredo não esteja com os zumanos?


Só nos resta aguardar e se quiser mais indicações parecidas, já indiquei doramas aqui ou filmes de zumbi, assim como a série Kingdom. O jeito é se manter ocupado até o anúncio da renovação.

Comentários



ÚLTIMOS VÍDEOS