Resenha: Desaparecido para sempre, do Harlan Coben

Nome: Desaparecido para sempre | Autor: Harlan Coben | Gênero: Suspense | Editora: Arqueiro | Ano: 2020 | Páginas: 413

Sinopse: No leito de morte, a mãe de Will Klein lhe faz uma revelação: seu irmão mais velho, Ken, desaparecido há 11 anos e acusado do assassinato de sua vizinha Julie Miller, está vivo. Embora a polícia o considere um fugitivo, a família sempre acreditou em sua inocência.
Quando resolve investigar melhor o caso, Will sofre outro grande choque: sua namorada, Sheila – que sempre manteve seu passado em segredo –, some e as impressões digitais dela são encontradas na cena de um crime no Novo México. Será que essas tragédias têm algo em comum?
Para tornar tudo ainda mais estranho e perturbador, Will passa a ser perseguido por um psicopata implacável que ressurge de maneira enigmática do seu passado.
Enquanto procura compreender esses acontecimentos com a ajuda de seu amigo Squares e de Katy, a irmã mais nova de Julie, Will descobre que a verdade nem sempre é o que parece ser – e raramente é o que gostaríamos que fosse.

Link de compra: https://amzn.to/2XqHyrP

Se você ainda não conhece Harlan Coben, saiba que o livro que resenharei hoje é uma ótima escolha para começar a ler suas obras. Daqui a pouco eu te digo o porquê.


“No fim, a mais desagradável das verdades é preferível à mais bela mentira.”

Desaparecido para sempre acompanha Will Klein, um homem marcado por uma tragédia que aconteceu há 11 anos: seu irmão foi acusado de estuprar e assassinar sua vizinha (e ex-namorada) Julie Miller. Durante todo esse tempo ele achou que seu irmão estava morto, mas sua mãe, à beira da morte, diz que Ken está vivo. Inicialmente, parecia apenas um delírio, mas ele encontra uma foto recente de Ken, o que significava que a mãe estava falando a verdade.

 

Logo depois, sua namorada, Sheila Rogers, também desaparece e suas digitais são encontradas em uma cena de crime no Novo México. Nessa busca por respostas, Will vai enfrentar verdades difíceis de aceitar e descobrir que o passado esconde coisas muito sombrias e perigosas. Inclusive quando um velho amigo de colégio com tendências psicopatas reaparece.


“Mas acontece que os clichês são quase sempre verdadeiros.”


Eu sei que parece que te dei um monte de spoiler, mas isso, além de estar na sinopse, acontece ainda nas primeiras páginas e é apenas o plot inicial para a trama que fica frenética conforme Will vai descobrindo os mistérios do passado.


O livro é narrado em primeira pessoa, mas possui alguns capítulos em terceira com o ponto de vista de outros personagens, a fim de ajudar o leitor a entender aos poucos o que está acontecendo.

 

Harlan Coben consegue sempre criar histórias “quebra-cabeça” que nos deixa curiosos para ir montando peça por peça e quando termina a montagem, a imagem que forma ainda é surpreendente. Ele é um dos melhores escritores que já li! Suas histórias são sempre cheias de suspense, personagens bem trabalhados, com camadas e histórias bem contadas, todos com seus próprios segredos e dores. E você vê as teias da trama se ligando no final, raramente deixando alguma ponta solta.

 

Eu realmente não sei o que me encanta mais no Coben. Se é como ele narra, o estilo de escrita, se são os personagens ou talvez o conjunto disso tudo. O fato é que você fica viciado lendo e não consegue largar nem por um minuto.

 

Com Desaparecido para sempre não foi diferente. O início com vários personagens e histórias que, aparentemente, não se conectam, aos poucos vai ganhando explicações. Um mistério é resolvido e outras perguntas são abertas. Até que no final, tudo se conecta e você fica chocado, porque dificilmente você vai adivinhar o desfecho. Há muitas reviravoltas (acho que é o livro com mais plot twists que já li na vida!) e tem revelação até as últimas páginas. Realmente nada é o que parece.


“Mas repetir uma frase sem parar não faz dela uma verdade.”


Eu gostaria muito de falar das minhas impressões dos personagens, quais eu mais gostei e quais eu odiei, mas qualquer coisa eu posso acabar revelando demais e em livros assim, um spoiler é fatal. O que posso falar é que as aparências enganam e que os personagens do Coben nunca são rasos e nem politicamente corretos, que a gente pode separar em mocinho ou vilão, ele sempre trabalha com essa dualidade. Alguém leal com um passado horrível, um herói covarde, um assassino que ajuda a fazer justiça, um policial corrupto, é sempre assim, alguém legal com atitudes questionáveis ou alguém horrível com atitudes piedosas. Eu acho isso incrível, porque é mais parecido com a realidade do que aqueles heróis perfeitos e vilões perturbados. E todos vão te surpreender!


Só um dos personagens, o amigo de Will, que eu acho que poderia ser melhor trabalhado. Tanto no desenvolvimento dele, quanto na reação das pessoas quando descobrem seu passado que é MUITO pesado. Mas como o foco não era nele, isso não atrapalha a história.

 

Eu também amei os diálogos, bem naturais e com toques de sarcasmo que me faziam rir e me divertir. E mesmo sendo um livro com temas pesados – prostituição, drogas, violências físicas e psicológicas e abusos – você não sente, porque tem esses momentos de leveza para quebrar e é quase como se você estivesse no papel do Will ou um detetive querendo descobrir o que aconteceu.


“Vai ver coragem é isso, é quando você chega ao ponto em que não dá mais a mínima.”


A lição que a gente tira desse livro é que realmente não se conhece ninguém. Todo mundo tem um passado, segredos... Às vezes você acha uma coisa e não é nada daquilo, sempre dá para se surpreender ou se decepcionar. E você fica em crise depois pensando no quanto as pessoas escondem, ainda mais hoje em dia com rede social e a gente vê que isso é real porque de vez em quando vem um escândalo de um ator ou atriz que a gente gosta, ás vezes até umas bombas dentro da própria família. É muito louco isso!

 

Eu disse que Desaparecido para sempre é um ótimo livro para iniciar Coben, ainda que não seja meu favorito dele, porque é um livro que te deixa curioso, te envolve e por ser muito eletrizante, vai proporcionar uma ótima leitura! Por isso acho que pode ser um grande início para quem nunca leu o autor, já que você não vai ter uma experiência ruim, mas também vai poder ler outros ainda melhores!



A adaptação de Desaparecido para sempre estreou na Netflix. Os nomes foram alterados por ser uma adaptação francesa e não faz sentido ter um nome como “Will Klein” que claramente não é francês, né?

 

Eu já assisti aos cinco episódios e em breve trago minha opinião por aqui, além, é claro, de falar das diferenças para o livro. E aí, temos fãs de Coben por aqui?


Comentários



ÚLTIMOS VÍDEOS